Artrite Psoriásica
A Artrite Psoriásica é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele.
Formas clínicas da Artrite Psoriásica
Existem cinco formas de apresentação:
-
Forma oligoarticular: envolvimento de poucas articulações inflamadas. Atinge menos que cinco juntas, particularmente grandes articulações, como joelhos, tornozelos e unhas, podendo envolver pequenas articulações das mãos e pés. Esta é a forma de início mais comum.
-
Forma poliarticular: muitas juntas inflamadas ao mesmo tempo, assemelha-se a outro tipo de reumatismo, chamado artrite reumatóide. Pode evoluir com deformidades articulares. Envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos.
-
Acometimento das articulações distais dos dedos das mãos (as que estão próximas às unhas, que frequentemente também estão acometidas)
-
Forma mutilante, como o nome indica, provoca grandes destruições nas juntas, principalmente nas mãos e pés.
-
Envolvimento preferencial da coluna: é a forma mais rara, mas provoca dor constante na coluna vertebral, evoluindo com limitações físicas.
Diagnóstico
Não existe um exame laboratorial específico que seja capaz de confirmar o diagnóstico de Artrite Psoriásica. O reumatologista irá avaliar sinais de membros inferiores, entesitee, dactilite, envolvimento das interfalangeanas distais e inflamação no esqueleto axial, assim como observar lesões nas unhas, perguntar sobre sintomas oculares, intestinais, entre outros.
Com relação aos achados laboratoriais, pode ser encontrado elevação de exames que avaliam a atividade inflamatória (são exemplos a proteína C reativa – PCR, e a velocidade de hemossedimentação – VHS).
Na radiografia, uma possível anormalidade é a coexistência entre erosão e neoformação óssea nas articulações distais das mãos. Outras alterações incluem: periostite, esporões, formação de ponte ósseas ligando um corpo vertebral a outro (sindesmófitos).
Tratamento
A Artrite Psoriática sem tratamento pode evoluir para deformidades irreversíveis. A escolha do tratamento dependerá das estruturas acometidas pela doença em cada paciente.
Na consulta é avaliada a presença de acometimento articular axial (coluna vertebral) e periférico (articulações dos membros superiores e inferiores), além da presença de dactilites, entesites e lesões nas unhas.
O tratamento é feito inicialmente com anti-inflamatório não hormonal e medicações chamadas de modificadoras do curso da doença como metotrexato, sulfassalazina, leflunomida e a ciclosporina. Em casos refratários, usa-se os imunobiológicos.